sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ser Mestre



Tarefa difícil, mas não impossível,
tarefa que pede sacrifício incrível!


Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!


Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?

Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
Vale sim, coragem!
Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus!
Autor: desconhecido

Letramento e Alfabetização

Surgem muitas dúvidas entre os professores sobre qual é a diferença entre Letramento e Alfabetização. Pois bem, agora veremos um pouquinho sobre os dois.

• LETRAMENTO



Processo de aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita. Isto é, a criança pode utilizar recursos da língua escrita em momentos de fala, mesmo antes de ser alfabetizada. Esse aprendido se dá a partir da convivência dos indivíduos (crianças/adultos, crianças/crianças), com materiais escritos disponíveis - livros, revistas, cartazes, rótulos de embalagens, entre outros -, e com as práticas de leitura e de escrita da sociedade em que se inscrevem. Esse processo acontece pela mediação de uma pessoa mais experiente através dos bens materiais e simbólicoscriados em sociedade.


•• NÍVEL DE LETRAMENTO


Este, é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança ou adulto reconhece. A criança que vive em um ambiente em que se leêm livros, jornais, revistas, bulas de renédios, enfim, e qualquer outro tipo de literatura (ou, em que se conversa sobre o que se leu, ou mesmo, em que uns leêm para os outros em voz alta, leêm para a criança enriquecendo com gestos e ilustrações), o nível de letramento será superior ao de uma criança cujos pais não são alfabetizados e não teve o privilégio de conviver com pessoas que pudessem favorecer este contato com o mundo letrado.


• ALFABETIZAÇÃO



O processo de descoberta do código escrito pela criança letrada é mediado pelas significações que os diversos tipos de discursos têm para ela, ampliando seu campo de leitura através da alfabetização. Antigamente, acreditava-se que a criança era iniciada no mundo da leitura somente ao ser alfabetizada, pensamento este ultrapassado pela concepção de letramento, que leva em conta toda a experiência que a criança tem com leitura, antes mesmo de ser capaz de ler os signos escritos. Atualmente, não se considera mais como alfabetizado quem apenas consegue ler e escrever seu nome, mas quem sabe escrever um bilhete simples.


Portanto, letramento decorre das práticas sociais que leituras e escritas exigem nos diferentes contextos que envolvem a compreensão e expressão lógica e verbal. É a função social da escrita. Enquanto que a alfabetização se refere ao desenvolvimento de habilidadesda leitura e escrita.






Fonte: http://letramentoealfabetizacao.blogspot.com/

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Criei um vídeo focando a Importância do lúdico na Educação Infantil,espero que gostem e reflitam! bjos

Saber para Ensinar


Assista o depoimento de uma professora e pedagoga Teresa Maia




Projeto jogos e brincadeiras


Tema: Jogos e Brincadeiras.

Alunos atendidos: Maternal a Jardim III

Duração:Um Bimestre


Objetivos do Projeto:

- Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão.

- Reconhecer o próprio corpo, explorando os movimentos e suas diversas possibilidades de exploração (correr, saltar, rolar, etc.).

- Utilizar, em jogos e brincadeiras, movimentos ricos e diversificados, procurando 
ampliar seu repertório, desafiando suas potencialidades.

- Aperfeiçoar suas habilidades manuais, através da manipulação de materiais, objetos 
e brinquedos diversos.

Conteúdos Conceituais

- Coordenação motora.

- Lateralidade.

- jogos com regras.

- Brincadeiras de roda.


Conteúdos Procedimentais


1- Propor uma roda de conversa e informalmente a professora irá contar para as crianças sobre o projeto de jogos e brincadeiras. Pedir para as crianças que digam (se lembrarem) o nome de jogos e brincadeiras que já conhecem. Fazer um cartaz com os jogos e brincadeiras que o grupo conhece. 


2- Escolher um dia da semana para realizar essas atividades e a princípio, realizaremos as brincadeiras e jogos que as crianças já conhecem. Em roda a professora irá explicar as regras da brincadeira ou do jogo e no pátio ou quadra, realizarão o desenvolvimento da mesma. Em sala, as crianças irão recordar as regras e a professora será a escriba. Em seguida, farão um desenho livre sobre a atividade realizada.


3- Após realizar as brincadeiras já conhecidas pelas crianças do grupo, a professora irá apresentar um jogo ou brincadeira nova. Ainda na mesma semana as crianças poderão realizar mais de uma vez a atividade proposta para que depois façam por escrito as regras e o desenho livre.

4- Organizar as regras e os desenhos livres para confecção de um livro individual para as crianças.

5- Confeccionar uma capa e encadernar o livro.

6- Os jogos e brincadeiras propostas pela professora poderão se repetir de acordo com a vontade do grupo, porém, o registro para o livro será realizado apenas uma vez.


Conteúdos Atitudinais:

- compartilhar descobertas.

- desenvolver atitude de respeito em relação as professoras e colegas.

- respeitar as regras e combinados.

                                           - cooperar com o grupo. 

Culminância: 

- coletânea de jogos e brincadeiras com as regras (proposta coletiva) e ilustrações realizadas individualmente.

-exposição do livro das crianças na reunião de pais;

Filosofia com Crianças: a teoria e a pratica



Brincadeiras e Jogos de Regras


Definir o que é ser criança é uma preocupação de algumas áreas de conhecimento, como a psicologia e a pedagogia.
Para Piaget,por exemplo,o desenvolvimento do ser humano ocorre por meio de etapas, e estão em constante desenvolvimento.A maioria essas teorias, inclusive no senso-comum ,entende a criança como ser humano em desenvolvimento depende dos adultos.
Todas a regras do seu viver , são ditadas pelos mais velhos, seja na família , na escola, instituições religiosas,enfim, em todos os atos da vida social.
A educação dada á criança é para inseri-la socialmente, até tornar-se adulto.Ela parte do já conhece para criar novas situações de forma fantasiosa,mas com efeitos reais que ajuda  a conhecer e entender o mundo onde ela vive.Essa ação é a brincadeira e o jogo de regras.
                          






A  criança brinca com o que lhe parece interessante. Às vezes, ela utiliza um objeto para brincar ,mas pode ser algo mais abstrato como uma música ,uma fala,uma expressão popular ou cientifica.Por meio da brincadeira ela inventa um mundo novo, para entender o mundo real.
As crianças sempre inventam um jeito novo de jogar, e interpretam as regras á sua maneira criando novas possibilidades. Mesmo quando há a supervisão de um adulto,nota-se com frequência que as respostas 'prontas'dadas ás possíveis dúvidas das crianças ,não satisfazem.Elas sempre querem saber mais e inventar mais.
   A brincadeira do faz de conta, permite a criança entender , por exemplo,como se comportam os animais,como é ser bombeiro,um policial em fim, tudo aquilo que não faz parte de sua vivencia .A Brincadeira é portanto algo próprio da infância,um instrumento cognitivo que permite a criança compreender o mundo em que a cerca.
a prática da brincadeira e dos jogos de regras ,possibilita a criança a desenvolver sua autonomia cognitiva,sua capacidade de ir em busca do conhecimento, de saciar sua dúvidas.Na Educação Infantil os materiais pedagógicas,são basicamente utilizados pelos educadores,como brinquedos que possibilitem as crianças desenvolverem seu raciocínio e sua capacidade de aprenderem por si só, mesmo que haja a supervisão do adulto.