segunda-feira, 13 de junho de 2011

Filosofia com Crianças: a teoria e a pratica



Brincadeiras e Jogos de Regras


Definir o que é ser criança é uma preocupação de algumas áreas de conhecimento, como a psicologia e a pedagogia.
Para Piaget,por exemplo,o desenvolvimento do ser humano ocorre por meio de etapas, e estão em constante desenvolvimento.A maioria essas teorias, inclusive no senso-comum ,entende a criança como ser humano em desenvolvimento depende dos adultos.
Todas a regras do seu viver , são ditadas pelos mais velhos, seja na família , na escola, instituições religiosas,enfim, em todos os atos da vida social.
A educação dada á criança é para inseri-la socialmente, até tornar-se adulto.Ela parte do já conhece para criar novas situações de forma fantasiosa,mas com efeitos reais que ajuda  a conhecer e entender o mundo onde ela vive.Essa ação é a brincadeira e o jogo de regras.
                          






A  criança brinca com o que lhe parece interessante. Às vezes, ela utiliza um objeto para brincar ,mas pode ser algo mais abstrato como uma música ,uma fala,uma expressão popular ou cientifica.Por meio da brincadeira ela inventa um mundo novo, para entender o mundo real.
As crianças sempre inventam um jeito novo de jogar, e interpretam as regras á sua maneira criando novas possibilidades. Mesmo quando há a supervisão de um adulto,nota-se com frequência que as respostas 'prontas'dadas ás possíveis dúvidas das crianças ,não satisfazem.Elas sempre querem saber mais e inventar mais.
   A brincadeira do faz de conta, permite a criança entender , por exemplo,como se comportam os animais,como é ser bombeiro,um policial em fim, tudo aquilo que não faz parte de sua vivencia .A Brincadeira é portanto algo próprio da infância,um instrumento cognitivo que permite a criança compreender o mundo em que a cerca.
a prática da brincadeira e dos jogos de regras ,possibilita a criança a desenvolver sua autonomia cognitiva,sua capacidade de ir em busca do conhecimento, de saciar sua dúvidas.Na Educação Infantil os materiais pedagógicas,são basicamente utilizados pelos educadores,como brinquedos que possibilitem as crianças desenvolverem seu raciocínio e sua capacidade de aprenderem por si só, mesmo que haja a supervisão do adulto.


Um comentário: